Gerenciamento de operações contestadas
Encontre toda a informação sobre contestação de pagamentos, como preveni-las e gerenciá-las pela API.
O que é uma contestação de pagamento?
Uma contestação é criada quando o cliente reclama de uma cobrança no seu cartão de crédito ou débito perante o banco emissor do seu cartão e solicita a devolução do dinheiro.
Quando isso acontece, podemos reter o dinheiro da cobrança até o problema ser solucionado e gerenciamos o caso com a entidade emissora do cartão. Temos 10 dias para apresentação dos comprovantes da operação e o processo de validação pode demorar até 140 dias.
Caso a reclamação seja aceita pela entidade emissora, o dinheiro será devolvido ao comprador. Mas não se preocupe, se você atender aos requisitos do Programa de Proteção ao Vendedor, nós vamos realizar o estorno sem descontar o dinheiro da sua venda.
Recomendações para prevenir contestações de pagamento
Não é possível evitar todas as contestações, porém, você pode diminuir a probabilidade de que um pagamento vire uma contestação.
Preencha os dados do seu negócio
Caso o comprador não reconheça a cobrança na fatura do seu cartão, ele poderá contestá-la. Para evitá-las, preencha a informação do seu negócio para definir como você quer aparecer nas faturas de cartões e nos SMS de confirmação de pagamento.
Adicione o código de segurança no seu site
Vamos te ajudar a detectar comportamentos incomuns dos clientes com o nosso código de segurança para prevenir a fraude.
É muito simples. Adicione o script, configure a seção do seu site na qual está e, pronto! Você só deve substituir o valor de view
pelo nome da página na qual quiser adicioná-lo.
html
<script src="https://www.mercadopago.com/v2/security.js" view="home"></script>
Possíveis valores para
Valor | Seção |
home | Página inicial do seu site. |
search | Página de pesquisa ou lista de produtos. |
item | Página de um produto específico. |
Envie o comprovante de compra
É importante que você envie o comprovante de pagamento via email ou por mensagem de texto para ajudar seu cliente a lembrar o motivo do pagamento que ele fez.
Detalhe toda a informação sobre o pagamento
Para otimizar a validação de segurança dos pagamentos, encaminhe para nós a maior quantidade de dados possíveis no momento de criar o pagamento. Por exemplo, se você encaminhar para nós os dados do comprador, podemos detectar se realizou pagamentos suspeitos em outro momento e alertá-lo sobre isso. Você pode obter mais informações sobre cada atributo nas Referências de API.
Alertas de fraude
Notificaremos você por meio de notificações IPN quando detectarmos algum comportamento irregular ou recebermos uma notificação de que o cartão usado foi roubado. Além disso, entraremos em contato por e-mail para notificá-lo. Nessa situação, você deve cancelar a compra e devolver o dinheiro ao comprador para evitar o estorno. Para começar a receber notificações, preencha suas informações e escolha a opção "Alertas de fraude".
Revise os dados ao cobrar com Point
Solicite a seus compradores a carteira de identidade no momento de fazer o pagamento e confira que os dados e a assinatura coincidam com os do cartão.
Gerencie suas operações contestadas pela API
Apresentação da contestação
Vamos avisar via notificações IPN toda vez que você receber uma contestação. Para começar a receber notificações, você deve preencher seus dados e escolher a opção Chargebacks.
Consulte sobre a contestação
A notificação IPN vai conter a ID da contestação. Utilize a ID para obter informação sobre esse pagamento.
plain
curl -X GET \
-H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID
Você vai obter as seguintes informações:
json
{
"id": "43589345903450",
"payments": [
345345345
],
"currency": "BRL",
"amount": 100.20,
"reason": "fraud",
"coverage_applied": false,
"coverage_elegible": true,
"documentation_required": true,
"documentation_status": "valid",
"documentation": [
{
"type": "image/png",
"url": "https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/documentation/op/op-4ccf4f39-b6f7-4c7b-a5ce-e8941a2a2b5f",
"description": "File: img.png, Size: 3324"
}
],
"date_documentation_deadline": "2018-12-08T09:50:37.000-04:00",
"date_created": "2018-09-14T16:20:54.000-04:00",
"date_last_updated": "2018-11-28T10:48:48.000-04:00",
"live_mode": true
}
Compreensão de cobertura
Dependendo do caso, a política de cobertura pelo Mercado Pago pode variar.
O campo coverage_elegible
define se a contestação pode ser coberta e documentation_required
indica se é necessário apresentar documentação.
Para mais detalhes, você pode ver o Programa de Proteção ao Vendedor.
Disputa da contestação
Você pode encaminhar informação que valide que a venda foi feita pela API.
plain
curl -X POST \
-F 'files[]=@/path/to/file/file1.png' \
-F 'files[]=@/path/to/file/file2.pdf' \
-H 'Authorization: Bearer <ACCESS_TOKEN>' \
https://api.mercadopago.com/v1/chargebacks/ID/documentation
Se a documentação for carregada no site com sucesso, a API responderá com status '200 OK' e modificará o valor de documentation_status
para review_pending
.
Resolução
Enviada a documentação, um representante do Mercado Pago fará a revisão.
Eventualmente, a contestação poderá ter dois tipos de resoluções possíveis no campo coverage_applied
:
Valor | Descrição |
true | Indica que a decisão foi a favor do vendedor e o dinheiro será devolvido. |
false | Indica que a decisão foi contra o vendedor e o dinheiro será descontado. |
Após a resolução, será enviada uma nova notificação IPN para você conferir o caso.