Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Recursos

Confira as atualizaçÔes das nossas soluçÔes e do funcionamento do sistema ou peça suporte técnico.

Parcerias

Conheça nosso programa para agĂȘncias ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratĂĄ-los.

Comunidade

Fique por dentro das Ășltimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

Pagamentos online
Pagamentos presenciais
Ferramentas e recursos
APIs e SDKs
Processar pagamentos - Integrar via API para Ponto de Venda - Mercado Pago Developers

Processar pagamentos

Para começar a processar seus pagamentos com o ponto de venda (PDV), siga estas etapas.

Mercado Pago estĂĄ evoluindo a maneira de integrar e agora oferecemos uma nova API para realizar integraçÔes com o Mercado Pago Point, que descontinuarĂĄ a API atual. Caso vocĂȘ esteja integrando esta solução de pagamento pela primeira vez, utilize os endpoints da nova API de Orders.
Se vocĂȘ jĂĄ integrou Point anteriormente, em breve traremos mais informaçÔes sobre o processo de migração.

Obter lista de dispositivos disponĂ­veis

Antes de criar uma intenção de pagamento, vocĂȘ deve obter os dispositivos Point associados Ă  sua conta. VocĂȘ pode fazeĂȘ-lo atravĂ©s da seguinte chamada:

curl

curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices?offset=0&limit=50' \ 
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' 

VocĂȘ receberĂĄ uma resposta como esta:

json

{
    "devices": [
        {
            "id": "PAX_A910__SMARTPOS1234345545",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792478",
            "external_pos_id": "SUC0101POS",
            "operating_mode": "PDV"
        },
        {
            "id": "GERTEC_MP35P__5749748758974567",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792474",
            "external_pos_id": "SUC0102POS",
            "operating_mode": "STANDALONE"
        },
        {
            "id": "GERTEC_MP35P__5743245346764567",
            "operating_mode": "PDV",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792471",
            "external_pos_id": "SUC0103POS",
        },
        {
            "id": "PAX_A910__SMARTPOS849233453",
            "pos_id": 47792476,
            "store_id": "47792479",
            "external_pos_id": "SUC0104POS",
            "operating_mode": "STANDALONE"
        }
    ],
    "paging": {
        "total": 4,
        "limit": 50,
        "offset": 0
    }
}

Criar intenção de pagamento

Uma intenção de pagamento é uma chamada que contém os detalhes da transação a ser realizada, e que deve ser criada para inciar um pagamento. Esta é uma tentativa que, se bem-sucedida, retornarå um id do pagamento e seu status.

VocĂȘ pode criar uma intenção de pagamento e atribuĂ­-la ao seu dispositivo Point desta forma:

curl

curl --location --request POST 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices/{deviceid}/payment-intents' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \
--data-raw '{
    "amount": 1500,
    "description": “this is an example”,
    "payment": {
      "installments": 1,
      "type": “credit_card”
     },
    "additional_info": {
        "external_reference": "4561ads-das4das4-das4754-das456",
        "print_on_terminal": true
    }
}'
CampoDescrição
amountValor total da intenção de pagamento.
Importante: este campo nĂŁo admite vĂ­rgulas decimais, entĂŁo se deseja gerar uma intenção de pagamento deve-se considerar as duas casas decimais do valor em seu total. Por exemplo: para gerar o valor da ordem de pagamento "15,00" vocĂȘ deve inserir "1500".
descriptionDescrição da intenção de pagamento.
payment.typeTipo de método de pagamento.
payment.installmentsValor das parcelas de pagamento. O valor mĂ­nimo de cada parcela deverĂĄ ser 5,00 (500).
No caso de dispositivos Smart, se o valor for inferior ao mĂ­nimo aceito, o pagamento serĂĄ processado de uma sĂł vez, sem considerar as parcelas estabelecidas.
payment.installments_costCusto das parcelas de pagamento. Este campo determina quem assume o custo e os valores aceitos sĂŁo seller e buyer
external_referenceCampo de uso exclusivo do integrador para incluir referĂȘncias de seu sistema.
print_on_terminalCampo que determina se o dispositivo imprime o comprovante de pagamento.

Em resposta, vocĂȘ receberĂĄ algo semelhante a isso:

json

{
  "id":"7d8c70b6-2ac8-4c57-a441-c319088ca3ca",
  "device_id":"GERTEC_MP35P__8701016695109435",
  "amount":1500,
  "description":"this is an example",
  "payment":{
     "type":"credit_card",
     "installments":1,
     "installments_cost":"seller"
  },
  "additional_info":{
     "external_reference":"4561ads-das4das4-das4754-das456",
     "print_on_terminal":true
  }
}

Tenha em mente que as intençÔes de pagamento sĂŁo a base para o processamento de pagamentos com dispositivos Point. Por esse motivo, Ă© importante que vocĂȘ registre e salve os dados obtidos durante sua criação, especialmente o id.

Processar intenção de pagamento

Uma vez que a intenção de pagamento Ă© criada, vocĂȘ pode obtĂȘ-la de seu dispositivo Point pressionando a tecla para iniciar o pagamento (no caso de Point Plus o botĂŁo verde e, no caso de Point Smart, o botĂŁo digital “Cobrar”) e continuar com as etapas mostradas em tela para concluir o pagamento.

Importante
Recomendamos avaliar a qualidade de sua integração para verificar se vocĂȘ estĂĄ cumprindo os padrĂ”es de qualidade e segurança do Mercado Pago que podem melhorar sua taxa de aprovação de pagamentos.

Verificar status da intenção de pagamento

Se vocĂȘ deseja saber o status de uma intenção de pagamento especĂ­fica, vocĂȘ pode verificar o status atual da sua intenção de pagamento usando o id que vocĂȘ recebeu na resposta ao criĂĄ-la.

Atenção
Tenha em mente que sĂł Ă© possĂ­vel verificar o status de uma intenção de pagamento que tenha sido criada hĂĄ, no mĂĄximo, 3 meses. Certifique-se de usar o identificador (id) correspondente Ă  tentativa de pagamento que esteja dentro deste perĂ­odo. Se precisar de informaçÔes sobre intençÔes de pagamento mais antigas, recomendamos que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente para obter assistĂȘncia adicional.

Lembre-se que o id e status da intenção de pagamento (por exemplo, 7f25f9aa-eea6-4f9c-bf16-a341f71ba2f1) sĂŁo diferentes do id e status do pagamento (por exemplo, 65412345). Neste caso, trata-se de consultar os detalhes de uma tentativa. VocĂȘ pode consultar todas as informaçÔes correspondentes ao pagamento na seção API de pagamento de ReferĂȘncia da API.

Importante
O principal mecanismo recomendado para saber o resultado de uma intenção de pagamento é a assinatura de notificaçÔes de integraçÔes. Aconselhamos usar o endpoint aqui presente apenas como um mecanismo alternativo.

curl

curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/payment-intents/{paymentintentid}' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN'

A resposta serĂĄ semelhante a isso:

json

{
  "state":"FINISHED",
  "id":"f8f50814-a8c5-4524-95b6-672958523121",
  "device_id":"GERTEC_MP35P__8701016695109435",
  "description":"this is an example",
  "amount":1500,
  "payment":{
     "type":"credit_card",
     "installments":1
  },
  "additional_info":{
     "external_reference":"4561ads-das4das4-das4754-das456",
     "print_on_terminal":true
  }
}
Importante
O confirmation_required Ă© um status final e nĂŁo mudarĂĄ depois de recebido. No caso de vocĂȘ obtĂȘ-lo como uma resposta da intenção de pagamento, deverĂĄ confirmar em seu dispositivo qual Ă© o status de pagamento que corresponde ao payment_id recebido na resposta. NĂŁo entregue seu produto ou serviço atĂ© que vocĂȘ o verifique.

VocĂȘ pode verificar os possĂ­veis estados de uma intenção de pagamento acessando nosso GlossĂĄrio.

Cancelar uma intenção de pagamento

Se desejar, vocĂȘ pode cancelar uma intenção de pagamento atribuĂ­da a um dispositivo Point de acordo com o status da intenção de pagamento. Veja mais informaçÔes abaixo.

Status: open

Se o estado da intenção for open e ainda nĂŁo tiver sido enviada para o terminal, vocĂȘ pode cancelĂĄ-la via API fazendo a seguinte chamada:

curl

curl --location --request DELETE 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/devices/{deviceid}/payment-intents/{paymentintentid}' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \

VocĂȘ receberĂĄ esta resposta:

json

{
 "id": "7d8c70b6-2ac8-4c57-a441-c319088ca3ca"
}

Status: on_terminal

Se, por outro lado, o estado da intenção de pagamento for on_terminal, vocĂȘ deverĂĄ cancelĂĄ-la diretamente no dispositivo Point. Para isso, siga as indicaçÔes abaixo.

  • Point Smart: no dispositivo, mantenha pressionado o botĂŁo inferior direito durante alguns segundos e, ao aparecer a mensagem indicando se deseja sair da tela sem finalizar a cobrança, clique em sim.