Configurar notificações - Integrar via API para Ponto de Venda - Mercado Pago Developers
Qual documentação você quer buscar?

Não sabe como começar a integrar? 

Acesse os primeiros passos

Configurar notificações

Se você desejar, pode receber notificações de Webhooks. Elas são enviadas da nossa API de Integrações para o seu sistema receptor por meio de uma chamada HTTP POST, e alertam sobre todas as mudanças relacionadas aos estados das intenções de pagamento.

Para integrá-las, siga as instruções na documentação sobre notificações de Webhook. Você precisará ativar os eventos de Integrações Point para receber essas atualizações.

Importante
O campo notification_url mencionado na documentação de notificações não é suportado pela API de Integrações.

Exemplos de status de notificação

Depois de implementar as notificações e fazer os ajustes necessários, elas terão o seguinte formato:

Status Finished

Status final de uma intenção de pagamento quando a transação termina.

json

{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"payment": {
  "id": 123456789,
  "state": "approved",
  "type": "credit_card"
},
"state": "FINISHED",
"additional_info": {
  "external_reference": "information"
}
}

Status Confirmation_required

Ocorre quando a intenção de pagamento concluiu sem receber um status de pagamento. Uma vez obtido, esse status não mudará. Ao recebê-lo, você deve confirmar em seu dispositivo qual é o status do pagamento, usando o payment_id recebido na resposta, antes de entregar seu produto ou serviço.

json

{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"payment": {
  "id": 123456789,
  "state": "",
  "type": ""
},
"state": "CONFIRMATION_REQUIRED",
"additional_info": {
  "external_reference": "information"
}
}

Status Canceled

Status final de uma intenção de pagamento quando ela é cancelada.

json

{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"state": "CANCELED",
"additional_info": {
  "external_reference": "information"
}
}

Status Error

Status final de uma intenção de pagamento quando ocorre um erro de transação.

json

{
"amount": 100,
"caller_id": 09876543,
"client_id": 1234567890,
"created_at": "2021-11-29 17:10:37",
"id": "abcdef123-8ab5-4139-9aa3-abcd123",
"state": "ERROR",
"additional_info": {
  "external_reference": "information"
}
}

Notificações dos meus dispositivos point

Você pode receber notificações sobre eventos gerados por cada um de seus dispositivos point, desta forma você conseguirá ter controle e monitoramento de seus dispositivos. Essas notificações podem ser causadas por:

  • Terminal reinicia.
  • Logouts.
  • Mudança no modo de operação de PDV para STANDALONE ou vice-versa.

As notificações chegarão ao seu e-mail cadastrado no MercadoPago. Caso não encontre verifique sua pasta de SPAM.

Importante
Você receberá notificações de todos os dispositivos associados às suas credenciais de acesso (Acess Token).

Você pode ver um exemplo dessas notificações abaixo:

Email notification

Ativar notificações

Para ativar as notificações é necessário habilitar o canal de e-mail do integrador. Para faze-lo, você pode usar o seguinte comando:

curl

curl --location --request PATCH 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/integrator' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
        "event_channel_devices": [
                "email"
        ]
}'
Importante
As notificações estarão disponíveis 30 minutos após o processo de ativação.

Verifique os canais ativados

Uma vez configurado o canal de notificação, você pode verificar seu status executando o seguinte comando:

curl

curl --location --request GET 'https://api.mercadopago.com/point/integration-api/integrator' \
--h 'Authorization: Bearer YOUR_ACCESS_TOKEN'

A resposta será semelhante a isso:

json

{
  "id": 1234567890,
  "created_at": "0001-01-01T00:00:00Z",
  "updated_at": "0002-02-02T00:00:00Z",
  "notification_url_enabled": true,
  "event_channel_devices": [
    "email"
  ]
}