Como integrar Checkout em marketplace - Checkout Pro - Mercado Pago Developers

Como integrar o checkout em marketplace

Marketplace é um site/plataforma de e-commerce que conecta vendedores e compradores em um único ambiente de venda, permitindo a venda de produtos e/ou serviços online com maior abrangência e possibilidade de conversão.

Além da estrutura necessária para realizar vendas, alguns marketplaces cuidam da disposição dos produtos, métodos de pagamento e envio, otimizando o processo de venda e facilitando o gerenciamento do negócio.

Caso escolha vender através de um Marketplace, é possível integrar dois tipos de checkout do Mercado Pago para processar os pagamentos realizados.

  • Checkout Pro: Neste modelo de checkout o comprador é direcionado para uma página do Mercado Pago para concluir o pagamento.
  • Checkout Transparente: Este modelo de checkout permite ao comprador realizar o pagamento dentro do ambiente do marketplace.

Ambos checkouts realizam automaticamente a divisão dos valores entre o vendedor e o marketplace por meio do split de pagamento, sem a necessidade de qualquer ação por parte do vendedor.

Importante
A comissão do Mercado Pago é descontada do valor recebido pelo vendedor. Ou seja, primeiro é descontada a comissão do Mercado Pago e sobre o valor restante se desconta a comissão do Marketplace.

Para realizar a integração você precisará seguir o fluxo de integração usual do checkout escolhido necessariamente usando um access token para cada vendedor, obtido através de OAuth. Abaixo listamos as etapas necessárias para integrar um checkout ao marketplace.

  1. Siga as etapas descritas na documentação OAuth para obter cada access_token. Esta informação será necessária durante o processo de integração do checkout ao marketplace.

  2. Escolha o tipo de checkout que deseja (Checkout Pro ou Checkout Transparente) e siga todo o fluxo de integração.

  3. Na integração do checkout, utilize a public_key da sua conta de integrador no frontend e insira o access_token do vendedor obtido na etapa 1, no backend ou no header da requisição.

  4. Para determinar a porcentagem de comissão do marketplace:

    • Se o checkout for Pro, preencha o parâmetro marketplace_fee com o valor a ser cobrado para cada preferência de pagamento criada na API /checkout/preferences.
    • Se o checkout for Transparente, preencha o parâmetro application_fee com o valor a ser cobrado para cada pagamento criado na API /payments.

Ao concluir essas etapas, o checkout terá sido integrado ao marketplace e estará pronto para processar os pagamentos.