Por que um pagamento é recusado? - Como melhorar a aprovação dos pagamentos - Mercado Pago Developers

Por que um pagamento Ă© recusado?

A recusa de pagamentos é uma realidade no mundo das vendas online e pode acontecer por diversas razÔes. Um pagamento pode ser recusado por:

  • um erro com o meio de pagamento;
  • preenchimento incorreto das informaçÔes por parte do cliente;
  • cartĂŁo sem saldo suficiente;
  • violação de requisitos de segurança necessĂĄrios;
  • movimentos suspeitos indicando risco de fraude;
  • problemas na comunicação entre adquirentes e subadquirentes.

VocĂȘ pode encontrar as informaçÔes e checar o estado de um pagamento via API, atravĂ©s do mĂ©todo Obter pagamento. O campo status indica se o pagamento foi ou nĂŁo aprovado, enquanto o campo status_detail traz mais detalhes, incluindo os motivos de recusa.

json

{
    "status": "rejected",
    "status_detail": "cc_rejected_insufficient_amount",
    "id": 47198050,
    "payment_method_id": "master",
    "payment_type_id": "credit_card",
    ...
}
Importante
Também é possível achar mais informaçÔes sobre pagamentos na atividade da conta de Mercado Pago.

Recusas devido a erros de preenchimento

Estes motivos de recusa acontecem devido a erros no momento do checkout. Isso pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo falha de entendimento da tela de pagamento, problemas de experiĂȘncia do comprador, falta de validação nos campos, ou tambĂ©m erros que o comprador pode cometer na hora de preencher seus dados, principalmente os dados de cartĂŁo. Nestes casos o campo status_detail poderĂĄ retornar:

  • cc_rejected_bad_filled_card_number
  • cc_rejected_bad_filled_date
  • cc_rejected_bad_filled_other
  • cc_rejected_bad_filled_security_code

Recusas pelo banco emissor

Ao realizar um pagamento com cartão de crédito ou débito, por exemplo, o banco emissor pode recusar a cobrança por diferentes motivos, como data de validade expirada, saldo ou limite insuficientes, cartão desabilitado ou bloqueado para compras online. Nestes casos o campo status_detail poderå retornar:

  • cc_rejected_call_for_authorize
  • cc_rejected_card_disabled
  • cc_rejected_duplicated_payment
  • cc_rejected_insufficient_amount
  • cc_rejected_invalid_installments
  • cc_rejected_max_attempts

Recusas por prevenção contra fraudes

Fazemos o acompanhamento em tempo real das transaçÔes procurando reconhecer recursos e padrÔes suspeitos que apontam para uma tentativa de fraude. Isso é feito tanto pelos algoritmos do Mercado Pago quanto pelos bancos, tudo para evitar ao måximo chargebacks.

Quando o nosso sistema de prevenção de fraude detectar um pagamento suspeito, o campo status_detail poderå retornar:

  • cc_rejected_blacklist
  • cc_rejected_high_risk
  • cc_rejected_other_reason
AtenciĂłn
A resposta cc_rejected_other_reason Ă© um status enviado pelo banco emissor e, embora nĂŁo especifique o motivo da rejeição, Ă© uma estimativa do risco de fraude. No entanto, hĂĄ outras razĂ”es pelas quais esse status pode ser retornado. Em caso de dĂșvida, Ă© recomendĂĄvel escolher outro meio de pagamento ou contactar o banco.

json

 {
    "status": "rejected",
    "status_detail": "cc_rejected_high_risk",
    "id": 47198050,
    "payment_method_id": "master",
    "payment_type_id": "credit_card",
    ...
}
Atenção
Em alguns casos, a resposta cc_rejected_high_risk pode ocorrer quando dois pagamentos consecutivos sĂŁo realizados com os mesmos itens ou com parĂąmetros muito semelhantes (como valores em payer e items idĂȘnticos em ambos os pagamentos realizados). Isso pode acionar o motor antifraude, que pode interpretar a tentativa como duplicada e rejeitĂĄ-la por precaução. Como consequĂȘncia, os pagamentos subsequentes podem ser temporariamente bloqueados.É recomendĂĄvel implementar controles para evitar novas tentativas imediatas com os mesmos dados de pagamento.