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Reembolsos e cancelamentos - Gestão de pagamentos - Mercado Pago Developers

Busca inteligente powered by OpenAI 

Reembolsos e cancelamentos

Reembolsos são transações realizadas quando determinada cobrança é revertida e os valores pagos retornam para o comprador. Isso significa que o cliente receberá de volta em sua conta ou na fatura do cartão de crédito, o valor pago na aquisição de determinado produto ou serviço.

Cancelamentos acontecem quando uma compra é realizada mas o pagamento ainda não foi aprovado por algum motivo. Neste caso, considerando que a transação não foi processada e o estabelecimento não recebeu qualquer valor, a compra é cancelada e não ocorre cobrança.

Apesar de serem transações similares, é importante ter em mente que o cancelamento é feito no mesmo dia da captura do pagamento, devolvendo o limite ao cartão do comprador dentro do período definido pelo banco emissor. Já o reembolso é feito diretamente na fatura do cartão de crédito ou na conta corrente em casos de pagamento via Pix, boleto ou débito.

Nesta documentação, você encontra as instruções e os links das APIs necessárias para realizar uma reembolso integral, parcial, e cancelar uma compra em sua loja.

Importante
Ao executar as APIs citadas nesta documentação, você deverá enviar o atributo X-Idempotency-Key. Seu preenchimento é obrigatório para garantir a execução e re-execução de requisições sem que haja efeitos colaterais como por exemplo, pagamentos em duplicidade em casos de reembolso. Atualize nossa biblioteca de SDK ou gere um UUID V4 e envie-o no header de suas chamadas para evitar erros.

Cancelamentos

Antes de realizar o cancelamento de uma compra, é preciso atentar-se os seguintes fatores:

  • Status de pagamento: Os cancelamentos somente poderão ser realizados caso o status de pagamento esteja como Pending ou In process. Esses status são exibidos na resposta da chamada à API de cancelamento nos campos Status e Status detail, respectivamente.

  • Prazo de vencimento: Um pagamento expira após 30 dias sem confirmação e o cancelamento é automático. O status final dessa transação aparecerá como cancelled ou expired. Essas informações serão exibidas na resposta da chamada à API de cancelamento, nos campos Status e Status detail, respectivamente.

  • Boleto bancário: Se o prazo de validade de um boleto expirar, o usuário poderá gerá-lo novamente inserindo o ID da transação da sua conta no Mercado Pago. Contudo, caso queira evitar problemas de retenção de estoque, por exemplo, é possível optar por não disponibilizar uma nova emissão deste boleto. Para isso, basta realizar seu cancelamento.

Visite nossa Referência API para ter acesso à API de Criar cancelamento.

Reembolsos

Reembolsos podem ser feitos de duas maneiras: integral, quando o valor total da venda é devolvido ao comprador ou parcial, quando apenas parte do valor pago é retornado ao comprador.

Antes de realizar um reembolso, é importante considerar os fatores abaixo.

  • Prazo de reembolso: é possível reembolsar um pagamento dentro de 180 dias a partir da sua data de aprovação.

  • Saldo em conta: é preciso ter saldo suficiente disponível em sua conta para efetuar a devolução do valor, caso contrário, a transação não será realizada.

  • Meio de pagamento: para pagamentos com cartão de crédito, o valor será devolvido diretamente na fatura. Para outros meios de pagamento como Pix, por exemplo, o valor será devolvido na conta do pagador.

Para realizar reembolsos integrais ou parciais de um pagamento e consultar os reembolsos feitos em sua loja, visite nossa Referência API e acesse as APIs de Criar reembolso e Obter lista de reembolsos.