Como o Mercado Livre revisa as devoluções do Full
Para evitar a carga operacional e te proteger de possíveis fraudes nos envios do Full, contamos com uma equipe especializada que revisa as devoluções nos nossos centros de distribuição e que verifica se cumprem as políticas de devolução.
Após a chegada do produto, a equipe faz verificações visuais e de funcionamento de acordo com a categoria, em um prazo de 3 dias úteis, certificando-se de que:
- O produto seja o mesmo que foi enviado ao comprador
- Tenha todos os acessórios
- Esteja nas mesmas condições descritas pelo comprador ao reclamar
- Não tenha marcas de mau uso
- Ligue corretamente e não esteja bloqueado nos casos que se aplicam
Quais categorias de produtos são revisadas no Full?
*Observe que, nessas categorias, alguns produtos não são revisados. Além disso, alguns produtos armazenados por você também passam por revisão nos nossos centros de distribuição.
Quais podem ser os resultados da revisão e como consultá-los?
- O produto retorna à venda: se ele estiver em perfeitas condições, nós o retornamos para o estoque em poucas horas e devolvemos o valor ao comprador.
- O produto fica disponível para solicitar retirada: se ele não estiver em condições de ser vendido novamente ou se a caixa original estiver aberta, vamos pedir que você solicite a retirada e devolvemos o valor ao comprador.
- O produto é devolvido ao comprador: caso ele não cumpra as políticas de devolução, nós o reenviamos ao comprador e liberamos o valor da venda para você.
- O produto fica para descarte: se a caixa estiver vazia ou o produto for diferente, nós o descartamos no nosso centro de distribuição e liberamos o valor da venda para você.
Você pode consultar o resumo do resultado na lista da seção “Pós-venda” e também pode acessar todos os detalhes das constatações e fotos da revisão feita pelos nossos especialistas pelo botão “Ir para a revisão”.
Além disso, se você precisar de um resumo dos resultados das devoluções do Full por períodos, é possível acessar “Gestão de estoque Full” e, no menu “Relatórios em Excel”, consultar o relatório de devoluções.
É importante lembrar também que, conforme o modelo de operação da sua conta, diferentes tipos de NF-e podem ser emitidos quando um produto retorna ao centro de distribuição.
O que fazer se os seus produtos ficarem disponíveis para retirada?
Se, após a revisão, a sua devolução não estiver apta para venda, é possível solicitar a retirada até 20 dias corridos a partir do resultado em “Gestão de estoque Full” ou se você notar que as condições do produto não podem ser melhoradas. Nessa mesma seção, você pode solicitar o descarte para evitar carga operacional por receber o envio.
Recomendamos que você defina uma rotina mensal para consolidar as retiradas e descartes, evitando custos de armazenamento e tendo maior controle na hora da entrega.
Ao recebê-los, escaneie ou insira o número da etiqueta que consta no pacote ou produto, para encontrar rapidamente na lista de “Pós-venda” a qual venda o produto corresponde e todas as informações sobre essa devolução.
O que fazer em caso de problema com a devolução retirada?
Assim que informarmos o resultado da revisão, você tem até 60 dias corridos para nos informar sobre qualquer inconformidade pela venda.
Observe que vamos pedir comprovação dos problemas apresentados pela sua devolução, assim, podemos analisar seu caso e, em um prazo de 3 dias, vamos te dar uma solução.