Assinaturas sem plano associado - Configuração - Mercado Pago Developers

Assinaturas sem plano associado

Assinaturas sem plano associado é quando diferentes assinaturas possuem características distintas por serem específicas para cada pagador. Por exemplo: uma assinatura de um único mês com um desconto específico.

Este modelo de assinatura pode ser feito de duas maneiras:

Assinaturas com pagamento autorizado

Assinaturas com pagamento autorizado permitem que a parcela de uma assinatura seja gerada e cobrada com base na recorrência definida, fazendo com que o mecanismo de assinatura agende e crie os pagamentos automaticamente com base no meio de pagamento definido no ato da criação da assinatura.

Para oferecer assinaturas sem um plano associado e com pagamento autorizado, envie um POST com os atributos necessários ao endpoint /preapproval e atente-se ao parâmetro status, que deverá ser preenchido com o valor authorized.

Finalizando o preenchimento dos campos, execute a requisição.

Importante
Para comprovar a validade do cartão, realizamos um pagamento com um valor mínimo. Se o pagamento obter sucesso, procedemos com a realização da devolução desse pagamento. O valor pode diferir conforme cada país.

Lógica de novas tentativas de cobrança

Ao automatizar a recorrência de suas cobranças, são criados pagamentos autorizados que terão uma data de débito configurada com base na periodicidade definida na assinatura. A primeira parcela é cobrada até o período aproximado de uma hora após a assinatura.

Status de pagamento

Duas alternativas podem surgir na hora em que a parcela é cobrada com base no resultado do seu pagamento:

  • O pagamento é feito com sucesso assim a parcela será processada no status processed e não ocorrerá uma nova tentativa de cobrança.

  • O pagamento é recusado portanto, a parcela permanecerá em status de recycling enquanto a parcela não estiver vencida ou não tiver atingido o número máximo de novas tentativas. Caso contrário, será processada com o status processed.

Pagamentos recusados

Quando uma parcela permanece no status de recycling ela entra em um esquema de nova tentativa com um máximo de 4 possibilidades, no qual a parcela é cobrada novamente. O resultado pode ser qualquer um dos dois pontos mencionados acima.

Se o pagamento for recusado, ele é atualizado para uma nova data de cobrança adicionando 1 das 4 possibilidades dentro de dez dias como uma janela de tempo de nova tentativa à última data disponível.

Por padrão, o pagamento é tentado novamente dentro de uma janela de 10 dias. Caso a parcela tenha uma data de vencimento, a janela de tempo é ajustada a essa data e mantém a lógica de 4 tentativas.

Caso a parcela não possa ser cobrada na quarta tentativa, ela estará automaticamente no status processed associada a um pagamento recusado.

Após 3 parcelas com pagamentos recusados a assinatura será automaticamente cancelada e a conta do vendedor será notificada do cancelamento da assinatura por e-mail.

Importante
O resultado de uma assinatura não afeta a geração e o processamento das parcelas restantes para a mesma assinatura.

Assinaturas com pagamento pendente

Assinaturas com pagamento pendente são um modelo de assinaturas onde um meio de pagamento não é definido no momento de sua criação. Quando isso ocorre, os pagamentos automaticamente ficam com status pending e dependem que o usuário busque uma forma de concluir o pagamento.

Neste caso, é possível atualizar a assinatura e definir um meio de pagamento através do endpoint /preapproval/{id}, ou compartilhar um link de pagamento para que o comprador possa concluir a compra com o meio de pagamento de sua preferência.

Para oferecer assinaturas sem um plano associado e com pagamento pendente, envie um POST com os atributos necessários ao endpoint /preapproval e atente-se ao parâmetro status, que deverá ser preenchido com o valor pending.

Finalizando o preenchimento dos campos, execute a requisição.