Requisitos para entrar em produção - Teste de integração - Mercado Pago Developers
Qual documentação você quer buscar?

Não sabe como começar a integrar? 

Acesse os primeiros passos

Requisitos para entrar em produção

Ao finalizar o processo de integração, o ambiente estará pronto para ser colocado em produção. Nesta documentação, detalharemos os requisitos necessário para realizar essa mudança de maneira eficaz e segura, garantindo que a integração esteja preparada para o recebimento de pagamentos reais.

Ativar credenciais de produção

Para começar a receber pagamentos, você deve ativar as credenciais de produção e substituir as credenciais de teste.

Para isso, acesse o Painel do Desenvolvedor e, no menu lateral, acesse Produção > Credenciais de Produção. Ali você encontrará seu Public Key e Access Token produtivos, que devem substituir os de teste utilizados nas etapas anteriores.

Credenciais de produção

Para obter mais informações, consulte nossa documentação sobre Credenciais.

Certificado SSL

Para garantir uma integração segura e que proteja os dados de cada transação, é necessário implementar um certificado SSL. Além disso, é importante que a forma de pagamento seja disponibilizada em uma página web que utilize o protocolo HTTPS. Este protocolo assegura a criptografia dos dados transmitidos entre o cliente e o servidor.

Adotar estas medidas não apenas reforça a segurança dos dados dos usuários, mas também assegura a conformidade com as normativas e leis específicas de cada país relativas à proteção de dados e à segurança da informação. Além disso, contribui significativamente para proporcionar uma experiência de compra mais segura e confiável.

Embora a exigência do certificado SSL não se aplique durante o período de testes, sua implementação é obrigatória para entrar em produção. Para mais informações, confira os termos e condições do Mercado Pago.

Chave Pix

A opção de pagamento com Pix só será exibida se houver uma Chave Pix cadastrada no Mercado Pago. Caso ainda não tenha criado, clique aqui e veja o passo a passo.

Considerações adicionais

Medição de qualidade

Para oferecer a melhor experiência tanto para o vendedor quanto para o comprador, é necessário avaliar a qualidade de sua integração com a nossa ferramenta de medição.

A homologação poderá ser realizada de 2 formas:

  • Manual, onde será necessário inserir o payment ID de um pagamento realizado com credenciais produtivas para poder fazer a medição quando desejar.
  • Automática, realizada diretamente pela nossa ferramenta uma vez por mês, desde que você também tenha um pagamento realizado com credenciais produtivas.

Em ambos os casos, a medição é realizada considerando aspectos fundamentais para a eficácia da integração, como a melhoria na aprovação de pagamentos, conciliação financeira ou segurança, entre outros.

Caso a ferramenta identifique necessidades de ajustes, serão recomendadas ações e boas práticas para otimizar esses pontos avaliados, garantindo que a integração preencha os requisitos necessários.

Uma vez que as mudanças sejam aplicadas, você pode voltar a medir a qualidade da sua integração ou, se preferir, aguardar para receber os resultados da medição automática.

Aprovação de pagamentos

Para otimizar a taxa de aprovação de pagamentos, diversas estratégias podem ser adotadas, abrangendo desde a inclusão precisa de informações relacionadas ao item vendido e aos dados do comprador, até a entrega de detalhes sobre o envio e especificidades do setor de atuação.

Para mais informações sobre os principais motivos pelos quais um pagamento pode ser recusado e como fazer para evitar essas recusas, acesse a documentação Como melhorar a aprovação de pagamentos

Notificações

Mantenha o status dos pedidos atualizados em seus sistemas, usando e processando as notificações IPN ou Webhooks.

Relatórios

Os relatórios do Mercado Pago fornecem informações financeiras para acompanhar as movimentações da sua conta, como saldo disponível, transações e liquidez. Isso facilita a conciliação das vendas e outras operações com seus sistemas de gestão internos.

Recomendamos que você utilize os relatórios para melhorar a gestão financeira da sua empresa assim que sair a produção.