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Reembolsos e cancelamentos - GestĂŁo de pagamentos - Mercado Pago Developers

Reembolsos e cancelamentos

Os reembolsos e os cancelamentos sĂŁo gestĂ”es que vocĂȘ pode realizar uma vez que um pagamento tenha sido efetuado. Por se tratar de açÔes que implicam uma devolução de dinheiro, podem parecer similares, mas Ă© importante levar em consideração o que as diferencia para poder realizar corretamente cada um dos processos.

  • Reembolso: Ă© feito apĂłs a captura do pagamento e a devolução do valor serĂĄ feita diretamente na fatura, no caso de cartĂŁo de crĂ©dito, ou na conta do pagador, quando o pagamento for feito por outros meios.
  • Cancelamento: Ă© feito quando um pagamento ainda nĂŁo foi aprovado e o limite Ă© devolvido ao cartĂŁo do comprador dentro do perĂ­odo definido pelo banco emissor.

Veja abaixo mais informaçÔes sobre reembolsos e cancelamentos.

Esta documentação Ă© destinada a integradores. Se vocĂȘ Ă© comprador e deseja cancelar ou solicitar o reembolso de um pagamento, acesse sua conta do Mercado Pago, selecione a compra em questĂŁo, clique em "Preciso de ajuda" e escolha a opção de reembolso ou cancelamento.

Reembolsos

São transaçÔes realizadas quando determinada cobrança é revertida e os valores pagos retornam para o comprador. Isso significa que o cliente receberå de volta os valores do pagamento.

É possível realizar um reembolsoAPI de duas maneiras:

  • Total: quando o valor total da venda Ă© devolvido ao comprador. Neste caso, nĂŁo deverĂĄ ser indicado o valor a ser reembolsado no body da requisição, que deve ser enviado vazio.
  • Parcial: quando apenas parte do valor pago Ă© retornado ao comprador. Neste caso, deverĂĄ ser especificada a quantia a ser reembolsada no body da requisição junto com o ID da transação.

Antes de realizar um reembolso, Ă© importante considerar os fatores abaixo.

  • Prazo de reembolso: Ă© possĂ­vel reembolsar um pagamento dentro de 180 dias a partir da sua data de aprovação.
  • Meio de pagamento: para pagamentos com cartĂŁo de crĂ©dito, o valor serĂĄ devolvido diretamente na fatura. Para outros meios de pagamento o valor serĂĄ devolvido na conta do pagador.
  • Dinheiro em conta: Ă© preciso ter saldo suficiente disponĂ­vel em sua conta para efetuar a devolução do valor, caso contrĂĄrio, a transação nĂŁo serĂĄ realizada
  • Processamento da order: serĂĄ possĂ­vel reembolsar apenas uma transação especĂ­fica, seja parcialmente ou nĂŁo, mas para que a order seja reembolsada totalmente Ă© necessĂĄrio que todas as suas transaçÔes incluĂ­das manualmente sejam estornadas por completo.

Para realizar reembolsos totais ou parciais de um pagamento e consultar os reembolsos feitos em sua loja, visite nossa ReferĂȘncia de API e acesse o endpoint de Reembolsar uma orderAPI.

Cancelamentos

TransaçÔes que ocorrem quando uma compra é realizada, mas por algum motivo o pagamento não foi aprovado. Nesse caso, considerando que a transação não foi processada e nenhum valor foi transacionado, a compra é cancelada e a cobrança não é efetuada.

Antes de realizar o cancelamento de uma compra, Ă© preciso atentar-se os seguintes fatores:

  • Status de pagamento: os cancelamentos somente poderĂŁo ser realizados caso o status de pagamento esteja como action_required. Esses status sĂŁo exibidos na resposta da chamada ao endpoint de Obter orderAPI nos campos status e status_detail, respectivamente.
  • Prazo de vencimento: um pagamento expira apĂłs 30 dias sem confirmação e o cancelamento Ă© automĂĄtico. O status final dessa transação aparecerĂĄ como cancelled ou expired. Essas informaçÔes serĂŁo exibidas na resposta da chamada ao endpoint de Cancelar orderAPI, nos campos status e status_detail, respectivamente.

Visite nossa ReferĂȘncia API para ter acesso ao endpoint de Cancelar order por IDAPI.