O que é SCR
O Sistema de Informações de Créditos - SCR é um banco de dados onde as instituições do Sistema Financeiro Nacional - SFN, informam o montante das operações de crédito concedidas e suas principais características, considerando tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas.
Esse sistema é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras criando um histórico de crédito de cada indivíduo (PF ou PJ) e permitindo que o Banco Central do Brasil (Bacen) viabilize aos integrantes do SFN o histórico das operações.
Informações Importantes
As informações do SCR somente poderão ser consultadas pelas instituições mediante prévia autorização dos clientes e os mesmos poderão acessar suas informações por meio do sistema Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central na área "Meu BC" ou "Registrato". Quais informações serão registradas no SCR:
- Empréstimos e financiamentos;
- Operações de arrendamento mercantil;
- Coobrigações e garantias prestadas;
- Compromissos de crédito não canceláveis;
- Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar; e
- Demais operações que impliquem risco de crédito.
Como solicitar a exclusão do SCR?
O SCR não é um serviço de proteção ao crédito. Por isso, não é possível solicitar a retirada do seu nome. Mas fique tranquilo: estar registrado no SCR não significa que você está negativado, visto que ele não está vinculado a órgãos de restrição. O que o SCR faz é apenas consolidar e armazenar, em um banco de dados do Banco Central, as informações sobre suas operações de crédito.
Os saldos mostrados no SCR não são iguais aos da minha fatura ou app. O que pode estar acontecendo?
É normal que os valores exibidos no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central sejam diferentes dos que você vê na sua fatura ou no aplicativo do seu banco. Isso acontece por causa do prazo de envio e processamento das informações. As informações são enviadas ao Banco Central até o 9º dia útil e, após o processamento, o SCR costuma ser atualizado após o 20º dia de cada mês, com dados referentes ao mês anterior (até o último dia útil).