Shopify

Perguntas frequentes:

 

 

É possível remover meios de pagamentos no Checkout Pro?

Atualmente não é possível alterar o método de pagamento direto no Checkout Pro.

As opções de forma de pagamento exibidas na tela de configurações são para uso da Shopify. Esta tela não reflete os métodos de pagamento exibidos no Checkout Pro.

 

Como habilitar a conversão de moeda?

O Shopify Gateway não faz conversão de moeda. A loja deve ter a moeda configurada com a mesma moeda da conta do Mercado Pago, caso contrário poderá ser cobrado o valor errado.

 

O idioma pode ser alterado?

O idioma da loja é configurável na plataforma, mas o idioma do Checkout Pro/API não é controlado pelo plugin, o idioma é controlado por alguma regra que provavelmente está relacionada às credenciais do vendedor.

Com relação à moeda, também segue o mesmo padrão, no Cho Pro/API o pagamento será feito com a moeda referente à credencial do vendedor e lembrando que o plugin não converte moeda.

Assim, se a credencial for da Argentina, terá o idioma e a moeda da Argentina.

 

Como oferecer descontos no shopify?

O desconto é realizado através da plataforma Shopify encontrará mais detalhes: https://help.shopify.com/es/manual/discounts/create-discount-codes

 

É possível cadastrar as Tags de conversão?

As Tags de conversão não são informadas através das configurações do nosso Checkout, mas sim diretamente nas configurações da plataforma Shopify.

 

 

Erros frequentes de plugins de pagamento na Shopify

Veja se está enfrentando um destes problemas e como solucioná-lo. 



Recebemos em nosso canal de suporte alguns casos de erros de integração do nosso plugin em Shopify, mas, ao serem analisados, verificamos que o motivo que estava gerando estes erros frequentes eram inconsistências com outros plugins de pagamento utilizados simultaneamente.

 

A seguir, vamos mostrar o cenário que analisamos e orientar como você pode resolver esses problemas.

 

Checkout com instabilidades

 

Se a página do seu Checkout está com instabilidades como: ora aparecem os meios de pagamentos e ora não, e/ou, quando finalizar o carregamento da página do Checkout termina ose não fornecem os meios de pagamentos não são mostrados, estes comportamentos ocorrem, geralmente, porque o script de outro plugin está ativo no seu site junto com o plugin do Mercado Pago, de forma que um subscreve o outro, gerando instabilidades.

 

Quais os plugins mais utilizados que podem gerar este conflito?

 

De acordo com pesquisas de usuários que tiveram os mesmos problemas, identificamos e listamos os plugins mais utilizados:

 

✓ pagar.me

✓ samurai

✓ yampi

✓ cartpanda

 

Observação: Há muitos outros plugins que podem ser utilizados junto à Shopify, listamos aqui apenas os principais.

 

Em qual momento devo validar se há outro script de plugin no site?

Você deve verificar se há outro script de plugin em seu site quando ocorrer instabilidades no Checkout. Esse comportamento não é normal, então, sugerimos realizar as validações em seu site, conforme a orientação abaixo:

 

  • Abra as "Ferramentas do desenvolvedor" ⇢ clique na aba "Rede ou Network"

No checkout, ao procurar um dos plugins que já utilizou como gateway de pagamentos, o script é encontrado lá. Por exemplo: checkout-shopify.pagar.me

Exemplo

 

O que fazer se tiver um script de outro Checkout em meu site?

Caso haja outro script de Checkout atuando junto com o plugin do Mercado Pago e em seu site, realize os seguintes passos:

 

  1. Bloquear o script

Ainda nas "Ferramentas do desenvolvedor" ⇢ aba "Rede ou Network", é possível podemos fazer o seguinte teste para evidência:

 

Clique com o botão direito do mouse no script e bloqueie-o no navegador. Após o bloqueio, o Checkout do Mercado Pago deverá aparecer normalmente.

Orientação

  1. Desativar o plugin

Se o script de outro plugin permanecer habilitado, se faz necessário desabilitá-lo pelaspor meio das configurações do mesmo. 

 

Caso não se recorde de ter instalado outro plugin, ou se isso foi feito por terceiros, verifique no passo acima e procure os plugins de pagamentos citados no início do texto (pagar.me, samurai, yampi, cartpanda).

 

Quando localizá-lo, é necessário ativar ou instalar, desabilitar e desinstalar, conforme a documentação do plugin.

 

Este passo é importante para que seu plugin do Mercado Pago volte a funcionar corretamente, pois quando o plugin é mal configurado, ele deixa traços de seus códigos pelo site, e, somente quando é realizada a desativação/desinstalação, é que são apagados completamente.

 

Após finalizar o processo, realize o teste novamente para ver se tudo está funcionando corretamente, mas é necessário que não utilize seus dados pessoais, pois retornará em erro, uma vez que não é possível pagar em seu nome para si mesmo.

 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! E se quiser trocar informações com outros integradores como você, acesse nossa comunidade no Discord.

 

Como realizar testes?

 

  • Shopify com Checkout Pro:

 

  1. Acessar o site Mercado Pago Developers
  2. Iniciar sessão na sua conta do Mercado Pago
  3. Acessar "Suas integrações"
  4. Selecione a aplicação que quer testar e acessar
  5. Clicar em “Contas de Teste”
  6. Criar duas contas de teste: uma para vendedor e outra para comprador
  7. Iniciar sessão na conta de teste do vendedor e criar uma aplicação
  8. Inserir as credenciais produtivas da conta de teste Client_ID e Client_Secret nas configurações Shopify (configurações> pagamentos> gerenciar)
  9. Iniciar sessão na conta de teste do comprador
  10. Realizar o pagamento enviando dados de teste (CPF, Telefone, e-mail do usuário de teste comprador e cartão de teste)

 

  • Shopify com Checkout Transparente:

 

  1. Acessar o site Mercado Pago Developers
  2. Iniciar sessão na sua conta do Mercado Pago
  3. Acessar "Suas integrações"
  4. Selecione a aplicação que quer testar e acessar
  5. Clicar em “Contas de Teste”
  6. Criar duas contas de teste: uma para vendedor e outra para comprador
  7. Iniciar sessão na conta de teste do vendedor e criar uma aplicação
  8. Inserir a public_key de produção da conta de teste vendedor nas configurações Shopify (Apps> Checkout Transparente Mercado Pago)
  9. Iniciar sessão na conta de teste do comprador
  10. Realizar o pagamento enviando dados de teste (CPF, Telefone, e-mail da conta teste do comprador e cartão de teste)




    Mensagem da versão herdada

    Ao tentar configurar o plugin Mercado Pago na plataforma Shopify dentro das últimas semanas, você pode ter se deparado com uma mensagem de alerta informando que a versão herdada do plugin é incompatível com o checkout da página e que não será possível realizar atuailizações até que o provedor de pagamento seja desinstalado.


    Mernsagem versão herdada

    Não se preocupe! Entendemos que o alerta pode causar confusão em sua jornada de integração, e por isso queremos esclarecer que ele não se aplica ao cenário brasileiro.

    Essa mensagem ocorre devido ao lançamento de uma nova atualização do plugin em outros países da América Latina. A plataforma detecta incompatibilidade entre as diferentes versões do plugin e, por isso, sugere a atualização para integrações brasileiras.

    Ressaltamos que a nossa equipe trabalha ativamente na atualização automática e geral do plugin Mercado Pago para Shopify em todos os cenários.

    Ao contrário do que diz a mensagem, o plugin segue em funcionamento contínuo, não sendo necessário atualizá-lo manualmente para o êxito de sua integração.

     


As informações foram úteis?