O que é um fundo de investimento?
É um tipo de investimento coletivo, ou seja, várias pessoas podem investir em um mesmo fundo. Isso significa que ele não possui um único dono e sim diferentes donos de partes do fundo (que são as cotas).
Além disso, ele é composto por outros produtos financeiros, como: ações, CDB, debêntures, moedas. Então a rentabilidade de um fundo depende do desempenho dos produtos financeiros que o compõem.
Um diferencial dos fundos para outros tipos de investimentos é que eles são gerenciados por especialistas. O papel deles é acompanhar o mercado para garantir que o investimento tenha melhores resultados.
Diferente do CDB, por exemplo, em que você empresta dinheiro para uma instituição, ao investir em um fundo você compra cotas, que é a menor parcela de um fundo que pode ser vendida.
Para entender melhor, compare um fundo de investimento com um condomínio:
Imagine que um condomínio seja um fundo de investimento. Os apartamentos são as cotas, por que menor parte de um prédio que pode ser vendida. Ao comprar um apartamento (cota), você estará fazendo parte do condomínio (fundo) e o síndico (que administra o prédio) é o gestor do fundo.