Quais campos e colunas eu posso consultar e personalizar no relatório "Liberações"?

O relatório "Liberações" do Mercado Pago oferece, por padrão, um grande volume de informações que podem ser bastante relevantes, de acordo com seus objetivos e tipo de negócio que você tem. 

Para focar nos dados mais importantes para os seus negócios, você pode escolher quais colunas consultar no seu relatório. Por exemplo, se você possui um supermercado ou mais de uma loja, pode ser interessante incluir campos que ofereçam dados sobre os caixas e lojas, mas se você atua somente na internet, essas informações talvez sejam irrelevantes.

Como faço para personalizar meu relatório

Siga estes passos para configurar suas preferências e definir quais dados você quer visualizar nos seus relatórios:

  1. Vá até o seu relatório "Liberações" e clique em "Criar relatório".
  2. Selecione a opção "Ajustes" e clique em "Personalizado". Nesta tela, você vai encontrar selecionadas todas as colunas que, por padrão, são mostradas no seu relatório. 
  3. Deixe selecionadas apenas as colunas que você quer visualizar no seu relatório. 
  4. Vá até o final da tela, clique em "Salvar" e pronto!

Agora, você pode conferir todas as colunas que precisar mas, a seguir, mencionamos algumas colunas básicas que servem para qualquer tipo de negócio:

  1. Data de liberação (Release_date): indica o mês, dia, ano e horário das movimentações da sua conta de acordo com o fuso horário que você configurou.

  2. ID interno da transação no Mercado Pago (Source ID): permite estabelecer uma relação entre as movimentações, por exemplo, a liberação de um pagamento e sua respectiva contestação têm o mesmo Source_id.

  3. Tipo de registro (Record_type): os valores deste campo podem ser: liberação de dinheiro (release), saldo inicial e total. 

    • Liberações (release): todas as movimentações do saldo disponível em um período específico são mostrados como "movimentações de liberação" (release).
    • Saldo inicial (initial_available_balance): esse dado fica na primeira fila do relatório e informa qual era seu saldo disponível no período anterior.
    • Total: indica seu saldo no fechamento do período a reconciliar. Ele é o resultado obtido ao somar a diferença entre o valor líquido creditado e o valor líquido debitado ao seu saldo inicial.

  4. Descrição (Description): indica qual foi a operação específica que afetou seu saldo disponível, por exemplo, um saque ou transferência de dinheiro (payout), uma contestação (chargeback), uma reclamação (dispute), etc.

  5. Valor bruto da transação (gross_amount): informa por qual valor você vendeu um determinado produto. Deste valor, são descontados os custos (Mp_Fee_Amount) e impostos (Taxes_amount), para saber quanto dinheiro de fato você recebeu.

  6. Valor líquido creditado (Net_credit_amount): trata-se de quanto dinheiro resta referente a cada venda ou pagamento, depois da dedução dos impostos e tarifas.

  7. Valor líquido debitado (Net_debit_amount): é o valor que é debitado a cada venda, referente aos impostos e tarifas.

  8. Valor da tarifa (Mp_fee_amount): é a soma de todos os custos envolvidos na venda, processamento, envio etc.

  9. Valor do imposto (Taxes_amount): são os impostos associados a uma transação.

  10. Saldo (Balance): é o saldo parcial da conta logo após cada transação.

Agora que você concluiu as configurações, pode agendar, criar e baixar seus relatórios. Visite nossa página de Ajuda para saber como analisar seus relatórios.

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