Assinaturas com plano associado - Configuração - Mercado Pago Developers

Assinaturas com plano associado

Assinaturas com plano associado são utilizadas quando é necessário utilizar a mesma assinatura em ocasiões diferentes e organizá-las em grupos identificáveis. Por exemplo, para uma assinatura mensal e anual de uma academia.

Criar plano

A integração de assinaturas com plano associado é feita em duas etapas. Na primeira, é preciso criar um plano que será associado à assinatura e na segunda, a criação da assinatura.

O plano de assinatura permite definir, entre outros atributos, o título, valor e frequência das assinaturas criadas pelo vendedor. Para criar um plano e associá-lo à uma assinatura, veja o endpoint /preapproval_plan, preencha os atributos necessários e execute a requisição.

Ao executar a API, o plano estará criado e você terá acesso ao preapproval_plan_id, que na resposta à API, será exibido apenas como id. Este atributo é mandatório para a criação da assinatura.

Criar assinatura

Tendo um plano criado, você poderá criar a assinatura de fato. Assinatura é uma autorização do pagador para cobranças recorrentes com um meio de pagamento definido (cartão de crédito, por exemplo). Ao realizar a assinatura de um produto/serviço, o cliente concorda com a cobrança periódica de determinado valor pelo período de tempo definido.

Para criar uma assinatura, tenha o preapproval_plan_id em mãos, acesse o endpoint /preapproval, e preencha os atributos conforme indicado na tabela de parâmetros. É importante atentar-se ao parâmetro preapproval_plan_id e inserir o id gerado na etapa de criação do plano.

Ao finalizar o preenchimento dos atributos, execute a requisição e pronto! A assinatura com plano associado terá sido criada.