Inicio
Documentação
Recursos
Parcerias
Comunidade

Parcerias

Conheça nosso programa para agências ou desenvolvedores que oferecem serviços de integração e vendedores que desejam contratá-los.

Comunidade

Fique por dentro das últimas novidades, peça ajuda a outros integradores e compartilhe seu conhecimento.

Pronomes e linguagem não sexista - Guia de estilo e de escrita - Mercado Pago Developers
Qual documentação você quer buscar?

Não sabe como começar a integrar? 

Acesse os primeiros passos

Pronomes e linguagem não sexista

Para nos referirmos ao Mercado Pago

Quando falamos com nossos públicos, usamos preferencialmente a 1ª pessoa do plural (nós) para criar proximidade com o usuário. Também consideramos o uso de "a gente" em contextos em que há mais abertura para o uso de um tom mais conversacional (um exemplo seria a redação de notícias para a página de novidades).

Para nos referirmos aos usuários

Para evitarmos perpetuar estereótipos de gênero, buscamos utilizar vozes e nomes neutros.

Quando possível, evite usar o gênero masculino. Para isso, escolha opções do português que incluam todos os gêneros e não alterem o idioma. Para isso, você pode usar diferentes recursos de escrita inclusiva:

  • Privilegiar o uso de pronomes pessoais em segunda pessoa, em vez de expressões ou substantivos com marcação de gênero.

Se você está desenvolvendo esta funcionalidade…
Se você é desenvolvedor...

  • Paráfrase: trata-se de dizer a mesma coisa, mas usando outras palavras.

As pessoas que desenvolvem - Aquelas que realizam compras/acessam a loja
Os desenvolvedores - Os clientes

  • Usar substantivos coletivos sem marca de gênero.

O time da Mercado Pago.
Os integrantes do Mercado Pago.

Importante
Tenha em mente que nosso público não são apenas desenvolvedores, também são os sellers. Por isso, evite usar pronomes possessivos ao se referir, por exemplo, às lojas (sua loja —> a loja). Você pode usar pronomes possessivos ao falar das integrações.