Tudo sobre os relatórios do Mercado Pago

Os relatórios de conciliação são informações relacionadas aos detalhes das suas movimentações e transações de dinheiro, os quais é possível programar para que sejam gerados automaticamente e baixá-los em CSV.

Você tem cinco relatórios diferentes que pode usar quando quiser, conforme o tipo de conciliação que precisar fazer.

Relatório de dinheiro disponível (Bank report)

Permite ver seu saldo disponível no momento da retirada.

Se for uma retirada total do seu dinheiro, você verá exatamente as transações que compõem tal retirada, bem como o detalhamento dos valores brutos e líquidos.

Quando você o importar de qualquer planilha (por exemplo, Excel), verá o saldo inicial e a retirada anterior na primeira linha (initial_available_balance) e, ao final do relatório, poderá ver o saldo disponível (a retirada que você está conciliando, se foi pelo total desse disponível).

O ideal é começar a ler o relatório pela coluna “record_type”, onde você verá 3 grupos de transações:

  • Release: dinheiro de um recebimento que foi liberado durante o período do relatório.

  • Block: dinheiro bloqueado por uma reclamação ou contestação no momento da retirada.

  • Unblock: dinheiro desbloqueado, porque uma reclamação ou contestação foi resolvida no momento da retirada.

O valor que impacta no seu saldo disponível, você verá nas colunas “net_credit” e “net_debit” (dependendo se o valor for positivo ou negativo). Também constarão o valor bruto e os gastos de financiamento, impostos e custos de envio descontados, em que o valor líquido foi obtido.

Este relatório é gerado automaticamente (mesmo que haja falha na retirada) ou manualmente, quando for necessário. Geralmente fica pronto em poucos minutos, mas lembre-se de que, se você tiver muitas transações e ele for muito grande, pode levar até 2 horas. Nós sempre informaremos por e-mail quando o relatório estiver pronto. 

Relatório de dinheiro em conta (Settlement report)

Permite que você veja as transações que impactaram o seu dinheiro em conta (pagamentos, entradas de dinheiro, reembolsos etc.) em um período de tempo (data de aprovação) com detalhamento dos valores líquidos e brutos.

Este relatório deve ser gerado em Relatórios > Relatórios do seu dinheiro em conta. Depois disso, você pode programar esses relatórios para serem gerados automaticamente ou obtidos manualmente por um período. Lembre-se de que você não poderá gerar relatórios referentes ao período anterior à ativação da seção, mesmo que sua transação no Mercado Pago tenha começado antes disso.

Ao importá-lo, você pode começar a ler o relatório pela coluna de tipo de transação (transaction_type), que mostrará:

  • Transações aprovadas (settlement)

  • Reembolsos totais ou parciais (refund)

  • Transações que estão em reclamação ou tiveram uma contestação (chargeback; dispute)

  • Dinheiro retirado (withdrawal)

Cada uma delas terá o valor bruto da transação. Na coluna “settlement_ammount” você encontrará o impacto real relacionado ao dinheiro da sua conta.

Este relatório é gerado automaticamente (mesmo que haja falha na retirada) ou manualmente, quando for necessário. Geralmente fica pronto em poucos minutos, mas lembre-se de que, se você tiver muitas transações e ele for muito grande, pode levar até 2 horas. Nós sempre informaremos por e-mail quando o relatório estiver pronto.

Exportação de Atividades

Permite ver todos os detalhes das suas atividades: recebimentos, retiradas, contestações e reclamações em um período de tempo (suas datas de aprovação).

Você pode escolher o formato .CSV ou .XLS e personalizar as colunas do relatório. Ele é baixado na mesma hora!

Exportação de Movimentações

Permite ver as transações que impactaram seu dinheiro em conta e como seu saldo evoluiu em um período de tempo (data de aprovação). Geralmente é usado como um complemento ao relatório de dinheiro em conta, que oferece mais detalhes da transação.

Você pode consultar todo o histórico em períodos de até 180 dias. O relatório é baixado na mesma hora!

Detalhes de Conciliação de Faturas

Permite ver os detalhes dos custos, abonos e recebimentos efetuados e a qual transação correspondem. 

Sabemos que alguns termos são técnicos. Não há necessidade de se perder neles, tenha o glossário à mão.

A informação foi útil?